Notícias

Fernandão a um passo do São Paulo

Fonte: Globoesporte.com - 03/05/10

Negócio deve ser fechado, no máximo, até o fim desta terça-feira

O São Paulo deve anunciar no máximo até o fim desta terça-feira o acerto com Fernandão, do Goiás. Segundo o conselheiro do Esmeraldino, Edmo Pinheiro, existem duas alternativas para a negociação. A primeira seria o empréstimo de Marcelinho Paraíba e Carlinhos Paraíba ao clube goiano até o fim do ano, com salários pagos pelo São Paulo. A segunda opção é o empréstimo de Carlinhos Paraíba e Léo Lima pelo mesmo período, com salários pagos pelo Tricolor, mais uma compensação financeira de R$ 600 mil.

- Houve uma conversa com o João Paulo (de Jesus Lopes, diretor de futebol do São Paulo) pela manhã, e deve ser fechado até amanhã (terça-feira). Temos pressa para que o negócio seja rapidamente concretizado - disse Edmo Pinheiro.

Por parte do Tricolor, João Paulo de Jesus Lopes confirmou o negócio, mas se mostrou contrário a uma possível compensação financeira.

- Posso até participar nos salários, mas não vou fazer pagamentos ao Goiás pela negociação. Estou otimista e espero que tudo se resolva nos próximos três dias. O importante é que todos estão caminhando na mesma direção. O jogador já manifestou a vontade de jogar no São Paulo, e o Goiás também já nos deu a segurança de negociar conosco até que se esgotem todas as possibilidades. Fico muito feliz de negociar com o Edmo e reforçar o bom relacionamento com o Goiás

Na última terça-feira, dia 27, o atacante do Goiás já havia pedido para ser negociado, após saber que Edmo tinha saído da direção de futebol do clube. Apesar de estar na função de conselheiro, é o dirigente quem está encarregado de conduzir as negociações. O Fluminense também teria interesse no jogador, mas Fernandão sempre demonstrou a preferência em acertar com o Tricolor Paulista.

Contratado com status de estrela no ano passado, o atacante acabou tendo atuações que decepcionaram tanto os dirigentes quanto a torcida, que chegou a vaiá-lo em algumas oportunidades.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“Números não mentem, mas enganam”

Fonte: Site Oficial

É pouco provável, difícil de acreditar, mas o volante Hernanes, destaque tricolor em mais um Campeonato Brasileiro, ainda sonha com o heptacampeonato brasileiro. O camisa 10 reconhece a difícil situação tricolor, mas lembra das inúmeras surpresas que o campeonato teve.

“Os números não mentem, mas muitas vezes eles enganam. É apenas difícil, não impossível. Se deram 3% de chances é porque ainda podemos ser campeões e por isso eu ainda vou acreditar, até pelo tanto de surpresas que o campeonato já proporcionou”, revelou.

Hernanes nem imagina o Grêmio facilitando o jogo para o Flamengo para prejudicar o Inter, que também concorre ao título. “Nem penso nisso, senão desmotiva. Temos que fazer nossa parte diante do Sport, fazer uma boa preparação e um bom jogo. Eles aprontaram contra o Palmeiras e nós estamos atentos pra não bobear”, revelou.

Para o craque são-paulino, nem o tricampeonato consecutivo do São Paulo consola o elenco. “Não tem consolo pra derrota. O que passou, passou, não servirá de consolo. Até porque quando a gente perdeu domingo [do Goiás], a gente nem pensou no que já havia ganho. O que vale é o hoje e agora nosso foco precisa se voltar ao Sport pra garantir nossa passagem à Libertadores e esperar o que vai dar ao fim da rodada”, emendou.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Trio de zaga joga junto pela segunda vez

Fonte: Globoesporte.com - 28/11/09

Renato Silva, André Dias e Rodrigo só formaram defesa contra o Cruzeiro

Contra o Goiás, neste domingo, no Serra Dourada, o São Paulo terá um trio de defesa que só jogou junto uma vez neste Brasileiro , contra o Cruzeiro , no Mineirão (vitória tricolor por 2 a 1, em setembro): Renato Silva, André Dias e Rodrigo. Sem Miranda e o improvisado Richarlyson, ambos suspensos, o técnico Ricardo Gomes apostou na formação pouco utilizada. Mas, mesmo sem entrosamento de jogo, a zaga não terá dificuldades, garante Renato Silva.

- Não vamos ter nenhum problema até porque o Ricardo nos treinos vai mudando os jogadores, mudando as peças, trabalhamos muito assim. E terei ao meu lado jogadores experientes que sabem superar as dificuldades - ressaltou Renato.

Um deles está voltado de suspensão: é André Dias, que pode ajudar muito o desempenho de Renato por dois motivos: atua na sobra, facilitando a vida do companheiro, e já foi parceiro do camisa 14 no Goiás.

- Meu posicionamento no jogo contra o Botafogo foi pela direita no início, mas depois fui para a sobra. Nem Miranda e nem eu gostamos muito da sobra. O André vai bem por lá, é rápido, chega à frente nas bolas aéreas, e por isso é importante estar com ele em campo nesta partida. Jogamos juntos também pelo Goiás e nos conhecemos bem, isso ajuda muito - acrescentou o zagueiro.

O São Paulo é líder do Brasileirão, com 62 pontos, e até pode ser campeão neste fim de semana. Para isso, tem que vencer o Goiás e torcer por uma derrota do Flamengo, além de empates de Palmeiras e Internacional.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Ricardo Gomes tenta esconder, mas time terá André Dias, Jean e Hugo em Goiás

Fonte: Globoesporte.com

O técnico do São Paulo, Ricardo Gomes, tentou manter o mistério, mas no final de sua entrevista, praticamente confirmou o time que vai enfrentar o Goiás, neste domingo, no estádio Serra Dourada em Goiânia. Sem poder contar com Borges e Dagoberto, que cumprirão o último jogo da punição imposta pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva da CBF, o treinador promoverá as voltas de André Dias, Jean e Hugo ao time. O trio não enfrentou o Botafogo, no último domingo, no Engenhão, por estar suspenso.

Primeiro, Gomes deu a sua resposta padrão para quando é questionado sobre a formação da equipe.

- São duas dúvidas. Marlos ou Hugo no ataque e definir a posição do Jean. Ele pode atuar tanto na lateral-direita quanto no meio-campo. Vocês só saberão a escalação 45 minutos antes da partida – ressaltou Gomes.

Depois, em uma das suas últimas respostas, ele acabou revelando o que

pretende fazer.

- As voltas do André Dias, do Hugo e do Jean aproximam bastante o time daquele que jogou contra o Vitória. Só com o Rodrigo, já que o Miranda não poderá estar em campo. Esse ainda será uma decisão minha, afinal está fora do time há muito tempo – disse o treinador.

Ricardo Gomes utilizará a base que, no seu entender, fez uma das melhores partidas sob seu comando. No último dia 14, a equipe recebeu o rubro-negro baiano no Morumbi e venceu com autoridade por 2 a 0. O treinador, inclusive, deixou claro que o fato de o julgamento no STJD, que liberou Jean, ter acontecido apenas na quinta-feira, não mudou em nada o seu trabalho.

- O trabalho está feito, não teve problema nenhum – concluiu.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Washington promete dar a vida por taça

Fonte: Globoesporte.com

Depois de ter chegado perto da taça do Brasileirão em 2004, mas ter perdido o troféu com o Atlético-PR , Washington tem uma segunda chance, desta vez pelo São Paulo . O time paulista é o líder do nacional e só depende de si para ser campeão. Para o Coração Valente, será uma conquista especial, e por isso ele promete: vai dar a vida para comemorar no fim da competição. O atacante se prepara para a penúltima batalha, contra o Goiás , neste domingo, no Serra Dourada.

- Tive a lição de 2004, quando o Atlético-PR perdeu a liderança na penúltima rodada. Até hoje, quando penso naquele ano, não durmo. Foi um sofrimento muito grande e não quero que aconteça novamente. Minha vontade de ser campeão é enorme, ninguém tem mais do que eu. Vou dar a vida para conquistar o título. Será um jogo ainda mais difícil do que contra o Botafogo e por isso o São Paulo tem que ir concentradíssimo, dar a vida mesmo – ressaltou o atacante.

Se for campeão, Washington certamente levantará o título mais importante da sua carreira. Artilheiro do Brasileiro por duas vezes, em 2004 e 2008, ele diz que isso torna a vontade ainda maior. Tanto que a renovação do contrato, que se encerra em dezembro próximo, não tira o sono do jogador. As sondagens de clubes do exterior e do Brasil estão chegando, mas o camisa 9 não toma conhecimento de nada.

- Só penso em campo, treino e jogo. Se a diretoria viesse hoje para dobrar meu salário, não iria conversar. Só quero o título. Tem gente de fora atrás, mas já falei para meu empresário dar um tempo. Pode vir qualquer time do mundo, mas meu pensamento é o título. Não quero chegar mais tarde e pensar em alguma coisa que atrapalhou. Não quero ficar dois anos sem dormir – garantiu o atacante, que só aceita discutir o futuro ao fim do Brasileiro. De preferência com o título garantido.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sem repetir o time há 4 meses, Gomes projeta trocas na base da conversa

Fonte: UOL Esporte

A campanha do São Paulo em busca do heptacampeonato brasileiro é marcada pela ausência de um time titular. O técnico Ricardo Gomes não consegue repetir a mesma escalação desde o final de julho, devido ao excesso de desfalques ou por opções táticas.

O cenário se repetirá no próximo domingo, quando o clube tricolor entrará em campo com a possibilidade de levantar a taça pela quarta vez de forma consecutiva. Serão cinco as baixas diante do Goiás, no Serra Dourada, e todas por suspensão. Esse número pode diminuir na quinta-feira, quando Jean, Dagoberto e Borges terão seus casos analisados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e podem ser absolvidos.

Segundo o comandante são-paulino, nesta reta final de temporada as alterações não necessitam de treinamento e serão realizadas na base da conversa.

“Todo o trabalho já foi feito durante o ano. Os ajustes agora nem mesmo acontecem no campo, e sim fora dele. A decisão é muito mais em cima da concentração do jogador, da capacidade de atuar os 90 minutos, e diminuindo a margem de erros, porque contra o Botafogo entramos mal”, analisou Gomes, referindo-se à derrota por 3 a 2 para o rival carioca, no último domingo.

A formação da equipe do Morumbi está nas mãos do STJD. Se Jean e Dagoberto forem liberados, retornam ao time.

Assim, a comissão técnica só saberá quais atletas terá à disposição nos treinos de sexta e sábado. Questionado se conseguirá montar a equipe durante esse curto espaço de tempo, Ricardo Gomes respondeu: “Consigo, sim. O trabalho agora é de recuperação, com ajustes em vídeo e pouca coisa em campo para nos ajudar nessa finalíssima. Não é tão prejudicial assim.”

A novidade é a volta do zagueiro Rodrigo, recuperado de uma fratura na mão. Ele aparece como opção para substituir Miranda.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Três são-paulinos indicados para o Craque do Brasileirão

Fonte: Site Oficial

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta terça-feira, em evento em São Paulo, os finalistas do prêmio Craque do Brasileirão 2009. O troféu, criado em 2005, elege os nomes dos três atletas que mais se destacaram em suas posições na competição nacional, além dos melhores treinadores e árbitros.

A premiação, que ocorre anualmente no Rio de Janeiro, sempre um dia após o termino do Campeonato Brasileiro, premia ainda o melhor jogador, a revelação do torneio e o craque da galera. Os nomes foram definidos a partir de votos de treinadores, jogadores e jornalistas esportivos.

O São Paulo, time mais premiado desde a criação do troféu, tem apenas três indicados: André Dias como melhor zagueiro pela direita, Miranda como o melhor zagueiro pela esquerda e Hernanes, como melhor volante pela direita e craque da galera.

A surpresa no clube ficou pela não indicação de Ricardo Gomes, que tirou o time da 16ª colocação e colocou na liderança do Campeonato Brasileiro, com boas chances de conquista de título.

Confira os finalistas de cada posição

Goleiro

Bruno (Flamengo)
Marcos (Palmeiras)
Victor (Grêmio)

Lateral-direito

Jonathan (Cruzeiro)
Léo Moura (Flamengo)
Vítor (Goiás)

Zagueiro pela direita

André Dias (São Paulo)
Chicão (Corinthians)
Danilo (Palmeiras)

Zagueiro pela esquerda

Miranda (São Paulo)
Réver (Grêmio)
Ronaldo Angelim (Flamengo)

Lateral-esquerdo

Armero (Palmeiras)
Júlio César (Goiás)
Kléber (Internacional)

Volante pela direita

Hernanes (São Paulo)
Pierre (Palmeiras)
Willians (Flamengo)

Volante pela esquerda

Guiñazu (Internacional)
Maldonado (Flamengo)
Sandro (Internacional)

Meia-direita
Cleiton Xavier (Palmeiras)
Diego Souza (Palmeiras)
Souza (Grêmio)

Meia-esquerda

Conca (Fluminense)
Marcelinho Paraíba (Coritiba)
Petkovic (Flamengo)

Primeiro atacante

Diego Tardelli (Atlético-MG)
Fernandinho (Barueri)
Fred (Fluminense)

Segundo atacante

Adriano (Flamengo)
Iarley (Goiás)
Ronaldo (Corinthians)

Treinador

Andrade (Flamengo)
Celso Roth (Atlético-MG)
Silas (Avaí)

Revelação

Fernandinho (Barueri)
Giuliano (Internacional)
Paulo Henrique (Santos)

Árbitro

Héber Roberto Lopes
Leonardo Gaciba
Paulo César Oliveira

Craque da galera

Conca (Fluminense)
Hernanes (São Paulo)
Petkovic (Flamengo)

Vencedores do São Paulo

2005
Lugano (melhor zagueiro)

2006
Rogério Ceni (melhor jogador e melhor goleiro)
Souza (melhor lateral-direito)
Fabão (melhor zagueiro)
Mineiro (melhor volante)
Muricy Ramalho (melhor técnico)

2007
Rogério Ceni (melhor jogador, melhor goleiro e craque da torcida)
Breno (revelação e melhor zagueiro)
Miranda (melhor zagueiro)
Hernanes (melhor volante pela direita)
Richarlyson (melhor volante pela esquerda)
Muricy Ramalho (melhor técnico)

2008
Miranda (melhor zagueiro)
Hernanes (melhor jogador e melhor volante pela direita)
Muricy Ramalho (melhor técnico)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Difícil mesmo tirar o Tricolor da ponta!

Fonte: Site Oficial

Historicamente, já está comprovado que é muito difícil tirar o São Paulo da primeira posição quando a equipe assume este posto. Das 58 vezes em que esteve em primeiro lugar nos últimos títulos nacionais (desde 2006), em apenas uma delas alguém tirou o Tricolor da ponta.

Após a derrota para o Botafogo, no último domingo, o Flamengo poderia superar a equipe paulista e ainda ficar com um ponto de vantagem – passaria de 60 a 63, enquanto o Tricolor somaria apenas 62. Entretanto, não conseguiu superar o Goiás em pleno estádio do Maracanã lotado e chegou a 61 pontos.

O resultado do confronto do Flamengo deixou muito contentes os jogadores do Tricolor, que sairam do Engenhão chateados com o resultado negativo. Eles só ficaram sabendo que a equipe havia empatado com o Goiás durante o trajeto de volta à capital paulista, em pleno vôo.

“A gente saiu preocupado do Engenhão, mas o equilíbrio do campeonato possibilita essas viradas. Continuamos fortes na briga”, comemorou o goleiro Rogério Ceni, seguido pelo meio-campista Hernanes. “O que vale é que somos líderes e continuamos dependendo só de nós”, resumiu o camisa 20.

Washington falou sobre o alívio dos são-paulinos em saber que continuam sendo líderes mesmo após o revés desta tarde, já que não acreditavam que o rubro-negro perderia uma grande chance de chegar à liderança como a que teve. O Coração Valente foi o autor do primeiro gol da equipe, aos 50 minutos do primeiro tempo, e deixou sua marca no atual Brasileirão pela 12ª vez.

“Saímos muito abalados do estádio porque sabíamos que não poderíamos perder para o Botafogo e não acreditávamos que o Flamengo tropeçaria. Quando soubemos do resultado foi uma alegria muito grande e fica como lição para o próximo jogo tanto pelo tropeço que tivemos quanto pela qualidade do Goiás, nosso próximo adversário”, disse.

Dessa forma, além de se manter como líder do Brasileirão, o Tricolor tem uma remota chance de sagrar-se campeão já na próxima rodada. Isso se a equipe vencer seu compromisso, contra o Goiás, no Serra Dourada, o Flamengo perder para o Corinthians e Internacional e Palmeiras não vencerem suas partidas contra Sport e Atlético Mineiro, respectivamente.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ricardo Gomes agora pensa em como armar o time sem Miranda e Richarlyson

Fonte: Globoesporte.com

No momento mais importante do Brasileirão, o São Paulo sofre com os desfalques. Contra o Botafogo, o técnico Ricardo Gomes não teve André Dias e Hugo, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, além de Borges, Dagoberto e Jean, punidos pelo STJD com três partidas de suspensão. Agora, além de torcer para que a pena do trio seja reduzida no julgamento desta quinta-feira, e os jogadores possam encarar o Goiás, no próximo domingo, no Serra Dourada, o comandante já tem que armar o time sem mais dois nomes importantes: Miranda recebeu o terceiro amarelo, e Richarlyson foi expulso na derrota por 3 a 2 no Engenhão.

O treinador não só espera ter o trio de volta como também torce para que o STJD não denuncie André Dias e Hugo esta semana pela briga que os dois protagonizaram contra o Vitória. Se entrarem na pauta do Tribunal nos próximos dias, eles correm o risco de desfalcar o São Paulo novamente.

- Nosso trabalho é resolver os problemas sem Miranda e Richarlyson. Agora é preciso recuperar e montar o time esperando a quinta, mas todo o trabalho tático já está desenvolvido, é fazer um ou outro ajuste. Espero contar com André, Hugo e Jean, porque o caso do Jean foi duro. Ele foi o único jogador neste Brasileiro que recebeu a pena máxima do artigo no qual foi denunciado – ressaltou o treinador, citando o caso do volante no artigo 250 (ato desleal ou inconveniente).

Mesmo que não possa ter Borges, Dagoberto e Jean, Gomes diz que não vai ficar se lamentando. Mostrando confiança na força do grupo, vai tentar suprir as ausências mais uma vez. O time é o líder do campeonato, com 62 pontos, mas poderia ter perdido o posto se o Flamengo tivesse vencido o Goiás. O jogo no Maracanã terminou 0 a 0.

- A semana é novamente decisiva, porém o time não sofre com a tensão porque sabe administrar isso muito bem. Espero poder contar com todos os jogadores, mas caso isso não aconteça vou brigar novamente com quem tenho à disposição. Lutaremos até o fim, o trabalho é esse. Vamos ver o que vai acontecer durante a semana fora de campo – completou o técnico são-paulino.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dagol de saída: Destino Alemanha

Fonte: Jornal da tarde

Não são apenas Borges e Washington que deixarão o São Paulo no fim do ano.

Dagoberto é outro que não emplacará 2010 no Morumbi. O Tricolor recebeu uma proposta muito boa do Bayern de Munique pelo atacante e irá negociá-lo assim que o Brasileirão terminar.

No clube, o assunto ainda é tratado como segredo, justamente porque o Tricolor briga pelo título e Dagoberto é uma peça importante na equipe do técnico Ricardo Gomes. Mas o presidente Juvenal Juvêncio já aceitou os 9 milhões (R$ 23 milhões) oferecidos pelos alemães.

Juan Figer, empresário que intermediou o negócio, viaja à Alemanha nos próximos dias para acertar os últimos detalhes, mas os valores já agradaram aos representantes do jogador.

O São Paulo também aprovou os números porque ficará com 75% do valor da venda, cerca de R$ 17,25 milhões. O Tricolor ganhará mais do que o dobro do que gastou para contratar Dagol em 2007. À época, o clube depositou em juízo R$ 5,4 milhões para tirá-lo do Atlético Paranaense, com quem ele brigava na Justiça.

Dagoberto e seus empresários ficarão com R$ 5,75 milhões. “Não vamos falar sobre isso até o final do campeonato”, avisou Marcos Malaquias, que cuida da carreira do atacante ao lado do irmão Naor Massa. “Existe o interesse do Dagoberto em renovar o contrato também”, despistou.

O desejo do jogador de renovar o acordo que vai até 18 abril de 2012 surgiu há algumas semanas, muito antes, porém, de chegar esta oferta da Alemanha. O que facilita o negócio com o Bayern de Munique é que Dagoberto tem passaporte europeu.

“Ouvi algumas especulações sobre isso aqui, mas não tem nada de concreto”, disse ao JT um dirigente próximo ao presidente Juvenal Juvêncio. “Mas se chegar uma proposta deste valor, ele será vendido com certeza”, completou.

O Tricolor até já contratou um substituto para Dagoberto. É Fernandinho, destaque do Barueri no Campeonato Brasileiro, e que assinou contrato por quatro temporadas com o São Paulo. Eles são bem parecidos na maneira de jogar, gostam de atuar pelos lados do campo.

Além de Fernandinho, Juvenal Juvêncio também terá de contratar um atacante de área, já que Washington e Borges não ficam no clube para 2010. Eles vão deixar o Morumbi no fim deste ano, quando ficarão sem contrato.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

São Paulo não conseguiu o efeito suspensivo para Jean, Borges e Daboberto


por: Vitor Birner

Ao contrário do que leio nos sites, os atletas do São Paulo, suspensos por 3 jogos, não poderão atuar contra o Botafogo. pois o clube não conseguiu o efeito suspensivo.

O auditor do STJD Francisco Müssnich reduziu a pena de Borges, Dagoberto e Jean para dois jogos. Não deu efeito suspensivo algum.

Eles não enfrentarão o Botafogo e jogarão diante do Goiás.

O São Paulo conseguiu mandado de garantia que permite a venda de ingressos para a partida contra o Sport no Morumbi.

O recurso do clube será julgado na próxima quinta-feira.

OBS: como sempre, sei que é inútil, peço aos colegas jornalistas crédito pela informação.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Efeito suspensivo indefinido


Secretaria do tribunal comete equívoco e situação de Dagoberto, Jean e Borges ainda está em aberto

A insatisfação do todos no São Paulo era bem visível após o julgamento de Borges, Dagoberto e Jean na última quarta-feira, dia 18 de novembro, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, quando foram suspensos por três partidas cada um na primeira instância. Mas a ansiedade causou confusão até mesmo na secretaria do tribunal, que acabou adiantando uma informação preciptada. O despacho ainda não chegou ao tribunal e o deferimento do caso ainda não aconteceu. o que ainda deve acontecer nesta quinta-feira.

Nesta quinta-feira, dia 19, o auditor Francisco Müssnich, um dos integrantes da segunda instância do tribunal, ficou de analisar o pedido de efeito suspensivo do departamento jurídico do Tricolor e ainda não definiu a situação dos três jogadores para a partida contra o Botafogo, no domingo, dia 22, e ainda determinou que o recurso seja julgado na próxima quinta-feira, dia 26, no Pleno.

 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

São Paulo obtém efeito suspensivo

Fonte: Justiçadesportiva.com.br

Dabogerto, Jean e Borges poderão enfrentar o Botafogo, mas recurso será julgado na quinta, dia 26

A insatisfação do todos no São Paulo era bem visível após o julgamento de Borges, Dagoberto e Jean na última quarta-feira, dia 18 de novembro, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, quando foram suspensos por três partidas cada um na primeira instância. Mas a boa notícia veio no dia seguinte.

 
Nesta quinta-feira, dia 19, o auditor Francisco Müssnich, um dos integrantes da segunda instância do tribunal, aceitou o pedido de efeito suspensivo do departamento jurídico do Tricolor e liberou os três jogadores para a partida contra o Botafogo, no domingo, dia 22, e ainda determinou que o recurso seja julgado na próxima quinta-feira, dia 26, no Pleno.
 
Com esta decisão, Borges, Dagoberto e Jean poderão estar em campo na próxima rodada, mas caso mantenha-se a pena na apreciação do recurso, os três ficam fora dos jogos contra Goiás (29/11) e Sport (06/11), nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro.

Em seu recurso com o pedido de efeito suspensivo, o departamento jurídico do São Paulo entendeu que houve graves equívocos durante o julgamento dos auditores da Terceira Comissão Disciplinar. Em primeiro lugar, ressalta que nenhuma atenuante, como serviços prestados à Seleção Brasileira e primariedade, foram levados em conta no momento da dosimetria da pena.

Levantado como mais grave ainda foi o fato de que os auditores levaram em consideração para agravar a pena de Dagoberto o fato de que o atacante do São Paulo teria dado um sorriso após o lance de sua expulsão, como se fosse um deboche. O recurso alega que os auditores foram induzidos pelas falas dos comentaristas da emissora que transmitiu a partida.

Os advogados do clube paulista afirmam que a expressão de Dagoberto revelava apenas sua incredulidade com a expulsão direta de campo. O presidente da comissão, Mário Antônio Couto, afirmou durante a sessão que, se Dagoberto tivesse chorado, talvez até o absolvesse, mas como teria rido, aplicou-lhe quatro partidas de suspensão em seu voto.

Entenda o caso:

O atacante Borges foi denunciado por "agressão física", como prevê o artigo 253 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Ele foi acusado de ter acertado com o braço o rosto do gremista Túlio, em partida entre Grêmio e São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. Contudo, na sessão da Terceira Comissão Disciplinar, os auditores puniram o atacante com a pena máxima do artigo 255 (ato de hostilidade), após desclassificação da infração.

Já Dagoberto respondeu por "jogada violenta", de acordo com o artigo 254 do CBJD, e também não escapou de punição, pegando três jogos de gancho, uma pena intermediária prevista para a infração, que prevê pena de dois a seis jogos de suspensão.

O volante Jean era o que tinha grandes esperanças de escapar de uma punição, mas também não ficou de fora. Denunciado por "ato desleal", conforme descreve o artigo 250 do CBJD, após expulsão por falta no meia gremista Souza, o volante foi outro a pegar três jogos de suspensão, pena máxima do artigo a que respondeu.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gomes usa imprensa para dizer que STJD exagerou: 'A conta não está fechando'

Fonte: Globoesporte.com

Técnico não revela o que pensa, senão pega '200 anos' de suspensão

Depois do desabafo do vice de futebol, foi a vez de Ricardo Gomes falar sobre a decisão do STJD de punir com três jogos de suspensão o trio Borges, Dagoberto e Jean, embora cada um deles tenha sido denunciado em um artigo diferente. O treinador, que geralmente dá entrevista coletiva às sextas, antecipou a conversa com os jornalistas. E carregou consigo um monte de matérias que saíram na imprensa nesta quinta, todas sobre o caso do São Paulo. Irônico, o comandante mostrou que a opinião pública também considerou exagerada a pena de Jean.

- A conta não está fechando. Li tudo e não é possível que vocês (jornalistas) escrevam e interpretem tão mal os fatos, devem ser muito fracos (em tom de ironia). Não encontrei um artigo favorável à decisão do Tribunal. Ou todos os jornalistas são são-paulinos ou não sei o que é certo. Nem dormi pensando no que aconteceu. E encontrei o culpado: a imprensa - ironizou o treinador, mostrando que os jornalistas também têm sua linha de pensamento.

Ao contrário de Carlos Augusto de Barros e Silva, que criticou bastante a decisão do STJD, acreditando até em tendência para que o São Paulo não seja campeão, Gomes preferiu dizer tudo o que pensa apenas para o auxiliar Milton Cruz e o superintendente de futebol, Marco Aurélio Cunha. Pois ele sabe que se falar demais, pode prejudicar o clube e ser também punido.

- Nem posso falar o que eu penso na realidade, por isso trouxe o apoio das matérias publicadas. Se eu falar o que penso pego 200 anos de suspensão (risos). Coitado do Milton e do Marco, que estavam na minha frente. Ainda bem que tenho bons amigos e estou cercado de grandes profissionais, que me ajudaram muito. Se hoje estou aqui para falar com tudo planejado é por isso. Se eu venho falar com o coração pego 200 anos - ressaltou.

Gomes disse não acreditar em tendência dos auditores do Tribunal para prejudicar o São Paulo, muito menos em maior força do futebol carioca nos bastidores, já que o Flamengo também disputa o título. Mas insinuou que quem julga os casos não vive a paixão do futebol e tira o brilho de um campeonato tão competitivo.

- Não achamos o resultado justo e vamos recorrer. Mas o importante seria poder falar de futebol, que é minha paixão e do torcedor. Maltratar essa paixão deixa marcas. Não penso em armação. Os dirigentes dos times cariocas fazem um esforço enorme para sobreviver. Os apaixonados não atrapalham, os que não são é que trazem um risco enorme. O futebol é importante no país, mexe com o povo. Espero que continue assim - desabafou.

Apesar de ter perdido os três atletas, que só podem voltar na última rodada, contra o Sport, Gomes garante que o time vai crescer nesta reta final, mesmo sem contar com atletas importantes. O próximo adversário é o Botafogo, neste domingo, no Engenhão.

- O elenco vai sair fortalecido, mostrar uma força ímpar, Vamos brigar ainda mais pelo título, é só o que queremos, competir, e só entende isso quem é apaixonado pelo esporte. O São Paulo vai competir até o fim, desfalcado, mas vai. Vamos mostrar forças até então desconhecidas.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

São Paulo fecha acordo de R$ 20 milhões por ano

Fonte:Lancepress

Clube prorrogou o contrato com a Reebok por dois anos

A renovação do contrato entre São Paulo e Reebok teve um motivo principal: chegar próximo ou superar os valores recebidos por Corinthians (R$ 16,5 milhões da Nike) e Flamengo (R$ 21 milhões da Olympikus). O Tricolor estendeu o contrato, que terminaria no ano que vem, por mais dois anos. Vai receber, já a partir de 2010, R$ 20 milhões ano, valor superior aos cerca de R$ 15 milhões recebidos nos últimos dois anos. Em 2007, a renovação também aconteceu antes.

Com isso, agora o São Paulo ultrapassou o rival Corinthians neste tipo de arrecadação. Apenas o Flamengo, que recentemente fechou acordo com a Olympikus, o supera.

– Eles (Reebok) queriam a renovação antecipada, o que para o São Paulo também era importante. Então, as partes conversaram e chegaram a um acordo bom para os dois lados. É uma parceria que tem dado certo – afirmou Adalberto Baptista, diretor de marketing do clube.

Na renovação já estão inclusos o fornecimento dos materiais esportivos para uso do clube, além da construção de cinco lojas na cidade de São Paulo para o ano que vem, o que já tem acontecido nos últimos anos. A maior delas é a que fica no Morumbi, que conta com diversos artigos oficiais do Tricolor e fica aberta diariamente, com maior movimentação nos dias de jogos.

Com isso, os R$ 20 milhões não entram diretos nos cofres do Sampa, mas sim divididos de acordo com os investimentos que vão ser feitos nos próximos três anos em que a parceria foi firmada.

– A fina sintonia entre o São Paulo e a Reebok gerou frutos pioneiros e só poderia levar a este sucesso permeado de longevidade. Juntos, damos constantemente novos rumos ao entendimento do mercado esportivo nacional, apontando caminhos e tendências que ecoam não só no Brasil – afirmou o presidente Juvenal Juvêncio.

A intenção do Sampa é exatamente esta. O clube quer criar uma relação mais estreita com os parceiro. Está em busca de empresas que valorizem a exposição que o Tricolor atinge dentro e fora do país, sendo aliada em ações inovadoras, além de dar espaço para que novas ideias sejam implantadas.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

São Paulo sem o Morumbi

Fonte: Justicadesportiva.com.br

A torcida do São Paulo ganhou uma má notícia nesta sexta-feira 13. O clube foi punido pela Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva pela invasão de um torcedor no campo do Morumbi no jogo contra o Internacional e assim não poderá fazer a última partida do Campeonato Brasileiro, contra o Sport, em seu estádio.

Com a decisão, o São Paulo sairá prejudicado. Além de perder o mando de campo em um jogo, o Tricolor também não escapou de ser multado pelo episódio ocasionado na vitória sobre o Internacional e terá que desembolsar R$ 10 mil.

Em sua defesa, o advogado Roberto Armelin reforçou que o torcedor-infrator foi preso, pedindo assim que a excludente do artigo 213 seja usada também no caso de invasão de campo, e não apenas para arremesso de objetos em campo. O defensor do São Paulo disse ainda que o torcedor queria aparecer apenas e que foi uma ação premeditada.

Apesar das afirmativas de Armelin, três auditores decidiram punir o São Paulo pelo “descuido”, enquanto apenas dois absolveram o clube.

O São Paulo foi denunciado por conta de um torcedor que entrou no gramado do Morumbi, pedindo uma chance para se tornar jogador. A identificação do infrator e as ações dos seguranças beneficiaram o clube, que respondeu por deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto – artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Com 59 pontos, mesmo número de pontos do Palmeiras, mas com um jogo a menos, o São Paulo desponta como favorito a ficar com o título brasileiro mais uma vez, pela quarta vez consecutiva. De acordo com os matemáticos, o Tricolor paulista tem 49% de chances de erguer o troféu no final do campeonato.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Richarlyson é confirmado na reserva; Hugo joga no ataque contra o Vitória

Fonte: UOL Esporte

O volante Richarlyson participou normalmente do ‘rachão’ do São Paulo nesta sexta-feira no CT da Barra Funda. Mas o técnico Ricardo Gomes confirmou que o jogador será reserva no confronto de sábado contra o Vitória, às 19h30, no estádio do Morumbi.

“O que valeu não foi nem o rachão, mas sim a atividade dele de quinta, quando conversamos e ele disse que estava bem. Hoje eu nem olhei a movimentação dele direito”, declarou o treinador.

Gomes também deu a entender que Hugo será o titular no ataque no lugar de Dagoberto no duelo válido pela rodada 35 do Campeonato Brasileiro. O treinador teceu elogios ao meia-atacante são-paulino.

“O Hugo é diferente do Dagoberto, pois é mais de área e de chegada na área, além de trabalhar bem pelo lado esquerdo…ele foi assim muito bem contra o Vitória e o Sport, quando entrou dentro da área e esteve presente em cada jogada”.

Desta forma, o São Paulo irá a campo com Rogérgio Ceni; Miranda, André Dias e Renato Silva; Adrian Gonzalez, Arouca, Hernanes, Jorge Wagner e Junior Cesar; Hugo e Washington.

O São Paulo terá cinco desfalques na partida contra o Vitória (os suspensos Jean, Dagoberto e Borges e os lesionados Rodrigo e Zé Luis). Mas Ricardo Gomes disse que não lamenta as ausências e acredita que o time tricolor possa até ir melhor do que foi contra o Grêmio.

“Estou confiante, não estou com choradeira. Foram desfalques importantes, mas não reclamei. Acho que fomos prejudicados no jogo contra o Grêmio, onde poderíamos ter ido melhor sem as expulsões. Mas contra o Vitória com o trabalho que foi feito poderemos até ir melhor”.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Richarlyson vai a campo

Fonte: Site Oficial

O meio-campista Richarlyson continua mostrando boa evolução em relação à recuperação do estiramento no músculo adutor da coxa direita, sofrido na partida contra o Internacional em 28 de outubro (15 dias atrás). Dedicado e mostrando seu já conhecido e enorme profissionalismo, o jogador mostra a cada dia que está mais perto de voltar a ajudar o São Paulo nessa reta final de Campeonato Brasileiro.

Na manhã desta quinta-feira ele começou os trabalhos no campo. Acompanhado pelo fisioterapeuta Ricardo Sasaki, o camisa 20 realizou deslocamentos e giros em um dos campos do Centro de Treinamento, enquanto o restante da equipe trabalhava com o técnico Ricardo Gomes. Dias antes, o volante já havia feito movimentações na piscina e corrida na esteira, dando início aos trabalhos físicos.

À tarde, a previsão é de que Richarlyson vá a campo novamente, mas dessa vez para ter seu primeiro contato com bola. Ele deve realizar toques e chutes pela primeira vez.

 

Create your own banner at mybannermaker.com!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ambiente de líder deixa são-paulinos mais espertos e confiantes

Fonte: Site Oficial

Apesar de ocupar a liderança do Brasileirão, os jogadores do Tricolor sabem que o título ainda está longe – mais especificamente, quatro rodadas de distância. Chegar perto dos objetivos traz ansiedade a qualquer um, e esse “frio na barrida” também chega aos são-paulinos. Os mais experientes da equipe destacam o que fazer para não deixar esse sentimento atrapalhar.

“Quando o campeonato vai se afunilando a ansiedade aumenta de qualquer forma. O que nos deixa em alerta é que nos tornamos o time a ser caçado. Mais do que a ansiedade temos que saber lidar com a pressão que vão exercer e nos preparamos pra qualquer eventualidade”, afirmou o volante Richarlyson, tricampeão com o clube.

Mesmo com esse cenário, o camisa 20 não acredita que é necessário mudar algo nos trabalhos da equipe. Ele afirma que internamente não há nenhuma mudança em relação há quando o time ocupava outras posições na tabela, e que a agitação fica do lado de fora dos portões do Centro de Treinamento.

“Pra nós jogadores não muda, pois estamos acostumados com o fato de enfrentar esses momentos de decisão. Mas com certeza o ambiente muda. Tem mais agitação de imprensa, de torcedores. Mas internamente acho que não muda nada, só na parte externa, o que pode ser bom pra gente ganhar confiança”, completou o são-paulinos, que se recupera de um estiramento no músculo adutor da coxa direita e segue como dúvida para o jogo de sábado, contra o Vitória.

Hernanes complementa as ideias do companheiro. De acordo com o jogador, o dia-a-dia não muda, mas a confiança está maior com a chegada ao topo da tabela de classificação justo no final do torneio.

“Acho que a confiança é maior sim. Também ganhamos em motivação, entusiasmo, porque vamos chegando mais perto e vendo que é possível chegar ao nosso objetivo principal, que é ganhar o título mais uma vez”, finalizou.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

São Paulo é denunciado por invasão de campo no Morumbi

Fonte: Gazeta Esportiva

O São Paulo corre o risco de receber uma punição no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. A procuradoria da entidade formalizou denúncia ao time paulista, em função da invasão de campo de um torcedor na partida contra o Internacional, disputada no dia 28 de outubro, no Morumbi. O líder do Campeonato Brasileiro será julgado na sexta-feira pelo STJD, com base no artigo 213 (deixar de tomar providências capazes de prevenir ou reprimir desordens em sua praça de desportos).

Se condenado, o São Paulo corre o risco de perder o mando de uma a dez partidas, além de receber multa. No entanto, mesmo se for punido, o clube só deixará de jogar em seu estádio a partir da última rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Sport. O jogo da noite de sábado, contra o Vitória, seria mantido no Morumbi. No entanto, antes mesmo de receber a denúncia, a diretoria tricolor já manifestava confiança em não receber punição, já que o invasor foi detido.

Na súmula da partida, o árbitro Sandro Meira Ricci relatou que o jogo ficou paralisado por um minuto em função do imprevisto. “O invasor foi prontamente contido pelo policiamento e retirado do campo de jogo. (…) Não foi possível identificar a que torcida pertencia o invasor”. Na época, o departamento de comunicação do São Paulo informou que o rapaz entrou em campo para pedir uma chance como jogador de futebol.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chances de título do Brasileirão ser decidido na última rodada são de 83%

Fonte: Globoesporte.com

A 34ª rodada foi muito importante para as pretensões do São Paulo de conquistar a sua sétima taça de campeão brasileiro, mas nem por isso tornaram o campeonato mais previsível. Apesar de a matemática apontar 44% de chances para o Tricolor contra 24% do Palmeiras (quase o dobro), tudo indica que o título só será decidido na última rodada. A probabilidade de que isso aconteça é de 83%, segundo os cálculos do professor Tristão Garcia, do site InfoBola. Até na parte de baixo da tabela, a situação de todos os rebaixados só deve ser confirmada nos jogos finais. Há 77% de chances que isso aconteça.

Enquanto a tensão e as expectativas aumentam, algumas coisas ficaram mais claras após os jogos deste fim de semana. Os mais beneficiados pelos resultados foram São Paulo e Flamengo.

- O Flamengo cresceu muito, venceu um confronto direto, fez a sua parte e ampliou suas chances de título. A média de pontos nos últimos seis jogos é de um time que quer ser campeão. O problema é que o São Paulo foi o grande vencedor desta rodada. Por exemplo, caso o São Paulo vencesse três partidas e empatasse uma, Palmeiras e Flamengo teriam que ganhar as quatro para ficar com o título – explica Tristão.

Na briga pelas vagas na Libertadores, Internacional e Cruzeiro estão ainda bem abaixo de seus concorrentes. A diferença é que a Raposa vem numa crescente, com 45% de chances. Já o Colorado está em um período de queda, com 23% de chances de terminar no G-4. O Atlético-MG, apesar da derrota neste domingo, continua com boas chances de classificação: 63%.

Cariocas melhoram suas chances de escapar

Os cariocas injetaram novo ânimo na briga contra o rebaixamento. As três vitórias seguidas do Fluminense fizeram o time subir para a 17ª posição e ter suas chances de degola diminuídas para 82%. Porém, a mesma sequência de resultados do Botafogo não facilitaram em nada a missão tricolor. As chanes dos alvinegros caírem são agora de 16%. O número mágico para que um time escape é de 46 pontos. O risco de pelo menos um carioca cair é de 91%. Logo, a possibilidade de que isso não aconteça é de 9%. Há ainda 8% de chances de caírem os dois.

Náutico e Santo André se complicaram e estão com a corda no pescoço. O Timbu tem 94 de chances de ir para a Série B, contra 92% dos paulistas. Quem está mesmo enrascado é o Sport, último colocado com 99% de chances, como explica Tristão.

- Nem um milagre salva o Sport. Ele está virtualmente rebaixado. Neste próximo jogo contra o Palmeiras, no Palestra Itália, teria de vencer para continuar sonhando. Um empate já rebaixa matematicamente o time.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ricardo Gomes agradece folga na tabela para formar um novo ataque

Fonte: UOL Esporte

Sem Borges e Dagoberto, suspensos, Ricardo Gomes será obrigado a improvisar para formar o ataque do São Paulo no duelo do dia 14 com o Vitória, em casa, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ao menos, o treinador terá mais de uma semana para realizar os testes.

A tendência é que Hugo seja o companheiro de Washington. Marlos corre por fora. Os garotos Henrique e Mazola, atacantes de origem, estão descartados e brigam por vaga no banco de reservas.

“Devido a todos os acontecimentos [suspensões e lesões], esse tempo caiu bem. Terei de preparar quase que um novo ataque. O Dagoberto vem sendo titular com frequência, o time está acostumado à movimentação dele, e tenho de encontrar um novo segundo atacante. Por isso, será importante essa semana de trabalho”, comentou Gomes, na manhã desta sexta-feira, após treino no CT da Barra Funda.

“São boas as chances do Hugo, ele tem uma ótima finalização. Tem o Marlos, são duas modificações que fiz contra o Grêmio, junto com o Borges, para ganhar força ofensiva”, completou.

O comandante são-paulino planeja promover um jogo-treino durante a próxima semana para aprimorar a equipe. Jean também cumpre suspensão, e a expectativa é que Richarlyson se recupere de uma lesão muscular e fique à disposição.

Na ala direita, a opção é o argentino Adrián González, que não consegue se firmar como titular.

Elogiado após o empate com o Grêmio, na última quarta-feira, Arouca espera seguir no time. “Esse foi sempre o meu objetivo, desde que cheguei aqui [em janeiro]. Precisava de uma sequência e fiquei feliz pelo jogo do Grêmio, o professor Ricardo elogiou. Quero mostrar que estou à disposição e me cobro bastante”, destacou o meio-campista.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rogério: "O São Paulo está no jogo"

 Capitão destaca futebol apresentado frente ao Grêmio e ponto trazido do Olimpico

 Fonte: Site SPFC - 5/11/2009

Apesar de esperar um resultado positivo no estádio Olímpico, os jogadores do São Paulo acabaram o jogo com sensação de dever cumprido, já que conseguiram o raro feito de tirar pontos do Grêmio em casa (apenas mais quatro equipes conseguiram isso em todo o campeonato) mesmo com três jogadores a menos.

O goleiro Rogério Ceni gostou do futebol e da postura que a equipe tricolor mostrou em Porto Alegre. "Não tivemos tantas chances claras, mas trabalhamos muito bem a bola. O Grêmio jogou a maioria da partida procurando esticar os contra-ataques. Deu para os nossos meio-campistas jogarem", afirmou.

O goleiro Rogério Ceni gostou do resultado, devido às circunstâncias da partida, e exaltou que o São Paulo segue forte na luta pelo título mesmo sem ter aberto todos os pontos que poderia para os rivais, que jogam no final de semana.

"Hoje somos líderes, os adversários têm jogos difíceis e vamos ver o que acontece. Não há motivo de desespero. Vamos esperar o final da rodada, mas o São Paulo está no jogo", completou o capitão.

Em relação às três expulsões do jogo (Borges, Dagoberto e Jean), o líder são-paulino optou por não culpar a arbitragem, mas lamentou a perda dos atletas, que dariam à equipe mais condições de vencer o confronto.

"É raro acontecer tantas expulsões, não vou reclamar de arbitragem, ele (o juiz) teve condições de analisar cada, não vamos aqui discutir, brigar. Nosso time é experiente, jogamos bem posicionados e não dá pra entender as expulsões, mas com apenas duas linhas de quatro não havia mais o que fazer", lamentou.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ricardo Gomes esconde time e mantém dúvida entre Adrián González e Arouca

Fonte: Globoesporte.com

O técnico Ricardo Gomes vai manter até a hora da partida o mistério sobre a escalação do São Paulo para enfrentar o Grêmio , nesta quarta-feira, às 21h50m, no Olímpico, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro . A dúvida está entre Arouca ou Adrián González no meio-campo para substituir Zé Luis, machucado.

O volante deu lugar ao argentino ao sofrer uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda no primeiro tempo da vitória por 1 a 0 sobre o Barueri, sábado, no Morumbi. Richarlyson, com um estiramento muscular na coxa direita, também está fora. O zagueiro Rodrigo, com uma fratura na mão direita, segue fora.

- O Adrián mostrou um bom futebol, mas ainda passa por uma adaptação. Ele ainda não está com o preparo físico ideal para os 90 minutos. O Arouca voltou bem, entrou bem, mas só confirmo isso amanhã, 45 minutos antes do jogo, como sempre – disse o treinador.

Gomes, aliás, leva para Porto Alegre um grande problema. Sete jogadores estão pendurados com dois cartões amarelos: Hernanes, Arouca, Miranda, Adrián González, Hugo, Marlos e Borges. A maior preocupação é com o sistema defensivo. Com a lesão de Rodrigo, o treinador tem apenas quatro zagueiros à disposição. Além dos três titulares, o outro é o garoto Aislan.

- Ele tem treinado bem. Se for o caso, vai jogar – completou o treinador.

O São Paulo pode começar a partida com a seguinte formação: Rogério Ceni; Renato Silva, André Dias e Miranda; Adrián González (Arouca), Jean, Jorge Wagner, Hernanes e Junior Cesar; Dagoberto e Washington.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ceni vê prós e contras de seu time não ter mais confrontos diretos

Fonte: Globoesporte.com

Após uma vitória importante sobre o Barueri no último sábado e um dia de descanso no domingo, vendo o Palmeiras empatar com o Corinthians e ficar com a liderança pela vantagem no saldo de gols, o São Paulo começa a trabalhar nesta segunda-feira para tentar bater o Grêio nesta quarta, no Olímpico. O Tricolor Paulista tem os mesmos 58 pontos que o time do Palestra Itália e precisa vencer para seguir forte na briga pelo título. Mas terá que quebrar uma escrita: o Tricolor gaúcho ainda não perdeu em casa neste Brasileiro  .

- O que eu gostaria mesmo é que meu time sufocasse o Grêmio no Olímpico, mas só vamos descobrir se isso é possível quando entrarmos em campo. Às vezes, traçamos uma meta, e o adversário não concorda (risos). O Grêmio ganhou muito em casa, será um jogo duro e difícil. Vamos passar sufoco e sofrer, mas procurar um jeito de buscar esta vitória em Porto Alegre - ressaltou Rogério Ceni.

Para assumir o topo da tabela na próxima rodada, o São Paulo precisa superar o Palmeiras no saldo de gols - a diferença hoje é de três. Ou torcer por um tropeço do rival - que enfrenta o Fluminense domingo, no Rio -  além de vencer o Grêmio. O fato de não ter mais confronto direto com o líder ou com outros times na briga pelo título tem seus prós e contras, analisa o goleiro são-paulino.

- Nesta reta final, o necessário é vencer. Se você vence um concorrente direto, o tira da disputa pelo título. Mas quando você não tem adversários diretos e vê que eles se enfrentam, como é o caso de Palmeiras e Atlético-MG mais para frente, sabe que um pode matar o outro. O que precisamos fazer pelo título é ganhar praticamente tudo, e sabemos que é difícil - explicou Ceni.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

São Paulo perde Zé Luis por até três semanas

Volante sofreu um estiramento no adutor da coxa esquerda

Fonte: LANCEPRESS!

O volante Zé Luis é mais uma baixa para o técnico Ricardo Gomes para a sequência do Campeonato Brasileiro. Por conta de uma lesão na coxa esquerda, o camisa 23 desfalcará a equipe por até três semanas.

Após fazer tratamento depois da vitória são-paulina sobre o Barueri e no último domingo no Centro de Treinamento da Barra Funda, Zé Luis foi submetido a um exame de ressonância magnética na manhã desta segunda-feira, que constatou um estiramento no músculo adutor.

Com a descoberta da lesão, o jogador vai continuar fazendo tratamento fisioterápico intensivo no REFFIS. O camisa 23 teve de ser substituído por Adrián González ainda no primeiro tempo do duelo contra o Barueri.

Além dele, o volante Richarlyson, com um estiramento no músculo adutor da coxa direita, e o zagueiro Rodrigo, com uma fratura na mão direita, seguem fora da equipe. Nesta quarta-feira, o São Paulo vai a Porto Alegre enfrentar o Grêmio.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bosco e Washington: energia para 2010

Com contratos vencendo no fim de 2009, a conquista do hepta seria motivo para renovação

Fonte: LANCEPRESS!

O São Paulo teve 14 guerreiros, mas apenas dois heróis na vitória por 1 a 0 sobre o Internacional, na quarta-feira: Washington e Bosco.

Em comum, o fato de que pode ter sido um dos últimos jogos da dupla com a camisa tricolor. especialmente do goleiro que só voltará a atuar caso Rogério Ceni tenha problemas com lesões ou suspensões.

Ambos terão o contrato encerrado no fim deste ano. A atuação no triunfo diante do Colorado poderá ser decisiva para o heptacampeonato e, consequentemente, para que Washington e Bosco permaneçam.

– Não sei quantos passos preciso dar. Depende muito do rendimento, mas entrei em campo nos últimos dois jogos (contra Náutico e Inter) procurando não pensar nisso. Ainda tenho dois meses de contrato, não posso pensar lá na frente e não fazer bem meu trabalho. Pode ter sido um passo importante – admite o goleiro.

Os salvadores não são os únicos nessa situação. Os compromissos de Rodrigo, Hugo e Borges também terminam em dezembro. Do quinteto, quem mais tem chances de ficar é Bosco. Campeão mundial em 2005, o goleiro jamais lamentou sua condição de reserva. Pelo contrário. Após impedir a derrota para o Internacional, voltou a afirmar que Rogério Ceni é insubstituível na meta tricolor.

Contra ele, pesa o fato de que a comissão técnica pensa em investir no jovem Denis, de 23 anos, para assumir a posição quando os veteranos se aposentarem. Passar a ser reserva imediato de Ceni seria uma etapa importante na trajetória do goleiro.

Já o centroavante, apesar dos 26 gols na temporada, ainda não conseguiu convencer a diretoria, que vê com ressalvas os 35 anos completados

Pesquisar no site

© Debatecast 2009 Todos os direitos reservados.