"A culpa foi do juiz!''

12/10/2009 17:21
 
Domingo, 11 de Outubro de 2009
O São Paulo foi até o Maracanã e perdeu por 2x1, de virada, para o Flamengo. Um resultado completamente aceitável pela História e pelas circunstâncias atuais. Dois times, até então, invictos, um São Paulo que vinha de pontos bobos perdidos em rodadas passadas e que depende excessivamente da lucidez de Hernanes (ah, eu não esqueci do texto! Ainda vou fazê-lo, ok?) e um Flamengo que acertou sua marcação e saída de bola, com Álvaro e Maldonado, e que vem subindo na competição. Pelos pontos bobos, hoje era dia do São Paulo buscar o ataque fora de casa e isso significaria arriscar mais. Arriscando mais, o time estaria mais aberto e poderia mesmo sofrer uma derrota.

 

Logicamente é frustrante perder um jogo, ainda mais de virada, mas com a cabeça mais fria, é aceitável mais uma derrota no Maracanã.

 

Mas vejo, pelas declarações pós-jogo do elenco tricolino que há um culpado para isso tudo: o árbitro Wilton Pereira Sampaio.

 

"A culpa foi do juiz ao marcar aquele pênalti e, principalmente, repetir a cobrança!" - é um consenso entre jogadores e comissão técnica Tricolor.

 

Não, não foi!

 

A culpa foi do próprio São Paulo que entrou mal-armado taticamente - novamente com improvisações que se mostram desnecessárias ao pensar-se no elenco que se tem - e somente com o intuito de se defender.

 

O Flamengo foi merecedor da vitória, com um Petkovic solto no meio-campo, comandando o time.

 

Se o pênalti foi ou não foi marcado corretamente, pode até se discutir. Pra mim foi pênalti claro! Jorge Wagner pode não ter entrado para "matar" a jogada, mas perde o tempo da bola e acerta o adversário. Eu costumo analisar esse lances por um critério muito particular: como eu veria sendo um lance a favor do meu time? Pênalti.

 

Agora, dizer que o árbitro está errado por mandar voltar uma penalidade máxima, onde parte do time tricolor invade a área e o goleiro Rogério avança para a bola antes do cobrador tocá-la, ao meu ver, é uma tentativa de transferir a culpa ao árbitro pelo mal futebol.

 

Dá próxima vez, busquemos o gol, ao invés de chamarmos incessantemente o adversário para a nossa área, além de permitir que o meio-campo adversário jogue tão solto e com tanto domínio do campo.

 

Não transfiramos ao árbitro uma culpa que é nossa! Ele cumpriu a regra. O Flamengo jogou bola. O São Paulo, não. Isso justifica o 2x1 para o time rubro-negro.
 

 

Escrito

Voltar

Pesquisar no site

© Debatecast 2009 Todos os direitos reservados.